sexta-feira, 23 de abril de 2010

Atividade física - o importante é a regularidade

Um dos principais pilares de uma vida saudável é a prática de exercícios. Esse conceito, no entanto, não é simples como a maioria das pessoas pensam. Não adianta jogar um futebolzinho aos sábados e achar que a situação está resolvida. O importante é criar uma rotina para que o corpo seja constantemente estimulado pela atividade física. "A falta de atividade física reduz a qualidade dos órgãos. Hoje, o sedentarismo é mais grave do que há algumas décadas porque alguns agravantes se intensificaram, como o estresse",
Se você está decidido a ter uma rotina saudável, tenha calma para dosar a intensidade dos seus exercícios. Atividade física em excesso pode ser tão superficial quanto a ausência da mesma.

"O que importa é a freqüência durante a semana, não o volume praticado. Em alguns casos, as pessoas acham que vale fazer um único dia e uma carga horária grande. Não é interessante. É melhor fazer mais dias na semana em quantidades menores",
"Isso é importante porque estimula o organismo mais vezes durante a semana e gera o que se chama de mecanismo de adaptação orgânica."
Para que o corpo possa apresentar resultados efetivos, é preciso que seja constantemente estimulado a fazer exercícios. "Quando se aplica um estímulo no corpo, ele fica suscetível a uma repetição. Se você não mantém, ele desce para um nível mais baixo que o inicial. É o que acontece com o ´atleta de final de semana`. Ele não melhora sua condição física porque o estímulo é baixo".
"O ideal para jovens, seria, pelo menos, quatro sessões semanais de atividade física. Mas isso também depende do tipo de pessoa e do que ele espera dessa melhora de saúde",
Essa prática regular, no entanto, exige força de vontade dos interessados. Não há fórmula mágica. Você pode escolher o exercício que mais se adapta ao seu interesse e à sua necessidade.


"Não há uma fórmula para ser repetida. Houve um tempo em que se exaltava a caminhada, depois a corrida, depois os esportes aquáticos. Na verdade, todos são bons. O que precisa é destinar tempo e vontades exclusivos para determinada atividade física".

Nenhum comentário:

Postar um comentário